Jorge Mário Bergoglio, o papa Francisco, morreu aos 88 anos na madrugada desta segunda, 21, em Roma, na Itália. Vaticano confirmou a morte, mas não disse as causas.
O pontífice teve um agravamento no estado de saúde nas últimas semanas, quando se recuperava de uma pneumonia tratada nos dois pulmões que o deixou internado por 38 dias.
O anúncio oficial da morte foi comunicado nas redes sociais. “O Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja. Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados. Com imensa gratidão por seu exemplo como verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, recomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Trino”, disse a sala de imprensa do Vaticano.
Jorge Maria Bergoglio nasceu em 17 de dezembro de 1936 em Buenos Aires, na Argentina. Em 2013, se tornou o primeiro papa latino americano da história, e ficou na liderança da igreja católica por 12 anos.
A escolha de um novo papa começa entre 15 e 20 dias depois da morte de Francisco. Nesse período, o Vaticano convoca o Colégio dos Cardeais para a decisão, composto por 252 religiosos de todo mundo, sendo oito deles brasileiros.
Imagem: Nuno Veiga/ Pool/ Agência Lusa









