A Secretaria de Estado da Saúde declarou situação de emergência em Goiás, na última sexta-feira, 2, devido a alta nos casos de dengue. Em 2024 já foram registrados 22.275 casos de dengue e duas mortes, representando um aumento de 58% em comparação com o mesmo período em 2023.
Segundo o governo estadual, o decreto autoriza medidas necessárias para evitar internações, casos graves e mortes. Entre as determinações, estão a autorização de uma dispensa de licitação e a instituição do Gabinete de Crise, que é uma estrutura temporária de análise, decisão e controle, responsável pela gestão de situações durante crises.
As duas mortes por dengue em 2024, em Goiás, foram confirmadas pela Secretaria de Saúde. O primeiro foi um homem, de 31 anos, que morreu no dia 5 de janeiro, em Uruaçu. O segundo foi também um homem, de 33 anos, que era de Águas Lindas de Goiás, mas que morreu em Formosa, no dia 18 de janeiro.
EM BRASÍLIA: Um bebê de cinco meses morreu em decorrência de dengue hemorrágica, o pior estágio da doença, na última quarta-feira, 31. Ele estava internando no Hospital Materno Infantil de Brasília, HMIB.
A Secretária de Saúde do Distrito Federal não conta essa estatística, mas, fontes do portal Metrópoles e da rede pública de saúde confirmaram a informação.
Imagem: Luís Robayo – AFP








